domingo, 14 de julho de 2013

Quiosque Lanchonete do Complexo do Mercado de São Braz em Belém do Pará

O Mercado de São Braz de Belém do Pará, uma edificação construída no auge da Época da Borracha é um dos prédios mais suntuosos da cidade. Anexo ao mercado, existe dois quiosques e um pavilhão, todos no mesmo estilo ou estilos. Enfocamos aqui o Quiosque que funciona como uma lanchonete neste conjunto arquitetônico.
Mercado de São Brás é uma construção histórica localizada na cidade de Belém, no estado brasileiro do Pará. Situado distante do centro histórico da cidade, foi erguido durante época áurea do ciclo da borracha amazônica – Belle Époque , a sua construção foi iniciada no dia 1º de Maio de 1910 e foi concluído em 21 de maio de 1911.
Criado pelo arquiteto italiano Filinto Santoro, o mercado possui sua estrutura construída em ferro e mescla elementos do art nouveau e neoclássico, com detalhes escultóricos também em ferro e azulejos decorativos.

ESTE É O QUIOSQUE LANCHONETE DO COMPLEXO

 Com uma planta baixa em forma de cruz e aberturas na parte mais alta propicia excelente iluminação e ventilação.
 Ora fechadas com colunas, ora com janelas as aberturas tornam o elemento bem interessante.



 Mãos francesas em ferro trabalhado, sustentam pequenas coberturas laterais que protegem do sol e da chuva, elementos constantes na região amazônica.

 O acesso pode ser por escadas ou rampas criadas.




 Muito peculiar o porão existente, que com reformar poderia abrigar excelentes banheiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário